DENISE DE CASTRO
Minhas Reflexões sobre uma Pesquisa em Movimento
Como mestre em psicologia clínica e pesquisadora do Método Corpo Intenção® e da Técnica de Alfabetização Corporal®, acredito que a escrita pode ser uma poderosa ferramenta para ampliar os modelos de conhecimento e prática. Ao longo da minha jornada, descobri que o diálogo entre diferentes disciplinas e a valorização da subjetividade trazem novas perspectivas sobre a saúde mental e o cuidado corporal.
Minha pesquisa busca compreender as complexas relações entre vivente-terapeuta e vivente em atendimento, explorando como as interações corporais, subjetivas e ambientais podem transformar as experiências de quem busca o desenvolvimento.
Além de minhas atividades no campo da pesquisa, atualmente colaboro de forma ativa com outros profissionais formados pelo Instituto Corpo Intenção®, oferecendo apoio e reflexões no desenvolvimento de seus próprios projetos e pesquisas. Embora não atuando formalmente como orientadora no molde acadêmico, participo do processo de criação e aprofundamento dessas investigações, que expandem o uso do Método Corpo Intenção® e da Técnica de Alfabetização Corporal®.
Escrever sobre essas experiências ajuda a organizar pensamentos e a elaborar novas formas de intervenção, contribuindo para a evolução da prática clínica. A escrita é uma ponte que conecta o corpo, a mente e a prática, permitindo que reflexões sobre o corpo que se desdobra ganhem forma.
Embora desafios possam surgir, continuo explorando essas possibilidades para construir um conhecimento mais vivo e dinâmico. Convido você a refletir sobre sua própria prática: como a abordagem transdisciplinar, o pensamento complexo e a perspectiva autopoiética podem enriquecer sua forma de cuidar e educar?
Denise de Castro
Setembro, 2024